11 9 9710-8769 Segunda - Sexta 08:00 - 21:00
O Desenvolvimento da Coordenação Motora

O Desenvolvimento da Coordenação Motora

A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Nesta  interação obtêm-se reações e ações equilibradas.

A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.

É classificada como:

  1. coordenação motora grossa:  permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas.
  2. coordenação motora  fina: permite  usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

No desenvolvimento infantil, percebemos esse  desenvolvimento conforme as seguintes idades:

  • 2 meses: Junta as mãos, vira a cabeça para achar quem está falando e pode tentar levantá-la.
  • 4 meses: Agarra um chocalho, vira de barriga para baixo e mantém a cabeça firme quando sentada.
  • 6 meses: Passa brinquedo de uma mão para a outra. Alcança e segura objetos. Toca os pés. Pega comida na mão e come. Levanta os braços para ser carregada. Começa a sentar sem apoio. Eleva o tronco apoiada nas mãos.
  • 9 meses: Gosta de objetos que possa pegar e bater usando as duas mãos. Puxa para ficar de pé. Senta-se sozinha e sem apoio. Engatinha. Fica de pé com apoio.
  • 1-2 anos: Rabisca papel. Segura giz de cera com a mão toda. Pega pequenos objetos e os coloca dentro de um recipiente. Empilha blocos. Vira a página de um livro. Segura colher e tenta comer. Fica de pé sem ajuda. Aprende a andar e a correr. Sobe escadas segurando o corrimão. Inclina-se para pegar objetos e volta para a posição de pé. Inclina-se para a frente em brinquedos como cavalinhos e carrinhos. Arremessa e chuta a bola, mas sem exatidão.
  • 2-3 anos: Faz torres com vários blocos. Recorta papel com tesoura. Faz traços simples com giz de cera. Começa a traçar o nome. Coloca miçangas em um barbante. Pula com dois pés. Galopa. Equilibra-se em um pé só por alguns segundos. Pedala triciclo. Arremessa bola em um alvo.
  • 3-6 anos: Copia linhas e formas. Pega lápis ou caneta fazendo movimento de pinça com os dedos. Escreve o nome. Corta em cima da linha do papel. Começa a cortar formas com a tesoura. Veste-se e se despe de maneira independente. Abotoa e fecha zíperes. Alterna os pés nas escadas. Fica em um pé só. Pula sobre um pé só. Arremessa e chuta com exatidão e força. Progride na tarefa de andar de bicicleta.

 

Caso perceba em seu filho algum atraso, procure orientação de um médico, psicólogo, psicopedagogo ou psicomotrista.

As creches e pré-escola possuem diversas atividades que  desenvolvem e trabalham esses movimentos. Mas as crianças também   precisam muito do estímulos dos pais, então mova-se. Aproveite para   pular, dançar e correr, fazendo este momento especial para você e principalmente para seu filho.  

Deixe um comentário