11 9 9710-8769 Segunda - Sexta 08:00 - 21:00
Adaptação Escolar

Adaptação Escolar

Está ai um momento significativo  para os pequenos e também para os papais!!!   

As  primeiras dúvidas começa já na decisão de incluir  a criança na vida escolar.

A  pergunta mais comum é:  Qual a idade ideal para iniciarmos a vida escolar?  Essa resposta depende principalmente de situação de cada família. Poderá ser por socialização, por  idade adequada ou por necessidade profissionais dos pais. O mais indicado por volta dos 2 anos, onde já  ser trabalhados a inclusão social e a coordenação motora das crianças.

Adaptar  significa acomodar-se, ajeitar-se.  É transitório e é muito natural aparecer  alguns sintomas de ansiedade. O medo da reação dos filhos são relatos frequentes  entre os familiares.

O primeiro passo é  a escolha da escola. Confiar na instituição fará com que os pais se tranquilizem no momento da separação.  No processo de escolha, lembramos que a criança não tem maturidade suficiente para ser participativo. Vale levar em consideração o método de estudo,  os horários disponíveis, valores, aulas extras-curriculares, o local, a facilidade de locomoção e o trânsito do local.

Após a escolha da escola, devemos preparar as crianças sobre essa nova etapa, explicando que ficará na escola, por determinado período, e terá  uma professora e novos amigos. Não precisa ser comunicado com muita antecedência, pois o tempo parece ser mais longo para os pequenos.

A compra do material e uniforme é  bastante motivador, por isso, neste momento  é importante que a criança participe de algumas escolhas.

Chegou o dia !!! ! E  as boas vindas deverá ser  feita de maneira animada/lúdica, para que ela se sinta acolhida . Importante  nesta receptividade, fazer a apresentação do espaço físico, como sala de aula, brinquedoteca, banheiros  e refeitório . Cabe a professora fazer a apresentação dos alunos, o que é comum acontecer com dinâmicas grupais.  

É aconselhável, na primeira semana,  a criança frequentar a escola em horários reduzidos, aumentando a cada dia  a frequência de horas (exceto na idade escolar adequada). A mãe/pai deverá ficar na escola  por um ou dois dias apenas e sempre dizer a criança que está indo embora para que ela não se sinta abandonada e traída.  Evitar os a atrasos no horário na saída, principalmente nesses primeiros dias.

É comum o  choro no momento da despedida, porém muitas  vezes as crianças choram e logo na sequencia se distraem, brincando com os novos amigos.   Esse choro poderá ser manipulador, gerando mais ansiedade nos pais do que nos alunos . Nestes casos a despedida deverá ser breve e na sequencia os pais podem ligar na escola para colher informações de como a criança está.  A mãe deve, sempre passar segurança a seu filho. Se ele percebe que ela também está sofrendo, será mais difícil para ele se adaptar.

Caso o choro excessivo ou algum comportamento inadequado  persista por mais de 15 dias, procure colher maiores informações com a coordenação e sempre procurar orientações profissional.  

Lembro que esse foi somente o primeiro momento da ”insegurança do novo”,  e ao longo da vida ocorrerão muitos outros, como a troca da escola ou ingresso na faculdade, o primeiro emprego, o primeiro namorado, situações essas que serão inevitáveis.  

Cabe ainda ressaltar que a escola será boa para seu filho. Ele além de desenvolver a aprendizagem, irá se socializar, ter autonomia, resolver pequenos problemas e conquistar vários amigos. Para as mamães, sobrará mais tempo para  cuidar de si , da casa, do trabalho ou dos estudos.

Deixe um comentário